sábado, 21 de maio de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 4: DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO

Em determinadas situações, os gatos podem apresentar alterações comportamentais e se a causa da alteração for identificada, podemos facilmente resolver a maioria dos problemas, para tanto, é preciso conhecer bem o animal, seus hábitos e então compreender o real motivo de seu distúrbio comportamental. Com isso, daremos sequência a mais uma postagem sobre desvio de comportamento em gatos.





4.3 Eliminação de fezes e urina em locais inapropriados


É importante, antes de tudo, entender que existe uma diferença comportamental entre animais criados soltos em casa, com acesso ao quintal, ou até mesmo a rua e animais confinados, ou seja, animais que não tem acesso à área externa da casa, como por exemplo, gatos que são criados em apartamentos. É fácil entender que animais "livres" não tem dificuldade em defecar ou urinar, pois tem à sua disposição todo um espaço externo, ao qual podem escolher e utilizar. Já os gatos criados somente em apartamentos, sem acesso à área externa da casa precisam ser educados a utilizar um local específico para tal fim. A partir de então, trataremos como distúrbio apenas os casos em que não há dificuldade aparente para o animal realizar suas necessidades fisiológicas e que apesar disso, os mesmos terminam escolhendo locais diferentes dos quais estão habituados a utilizarem para urinar e defecar.

Liteira



Meu filho lindo utilizando a caixinha de areia (ele não gosta de pisar na areia)

Partindo do pré suposto de que seu gato, criado em apartamento, desde filhote aprendeu a utilizar a liteira para fazer xixi e cocô, de repente, sem motivo aparente, começa a utilizar outros locais na casa para fazer suas necessidades fisiológicas. Causas? Podem ser várias, mas vamos analisar caso a caso o que pode estar acontecendo com seu bichano.

 
Eliminação de Fezes e Urina


Você percebeu ao chegar em casa que seu gato fez
xixi e cocô fora da Liteira. Pergunto: do lado da liteira? longe da liteira? Se não é a primeira vez, ele utiliza sempre o mesmo lugar, ou são locais aleatórios? Tudo isso é relevante tendo em vista que, muitas vezes seu gatinho está apenas te alertando que sua caixinha de areia está suja e inutilizável, ou seja, ele prefere utilizá-la quando a mesma está limpa, areia solta, aonde ele possa cavar e em seguida enterrar seu xixi ou cocô. Quando ele chega e encontra um local úmido, cheiro forte e "lotado", ele se sente incomodado. Lembra que falamos no inicio sobre os gatos serem animais limpos e altamente higiênicos? A partir de então é fácil compreender o motivo que o levou a utilizar outro local diferente da liteira. Geralmente, quando o problema é a liteira suja, eles fazem xixi ou cocô do lado de fora da liteira e uma vez ou outra, em locais aleatórios e o mais importante, em grande quantidade. A Solução é simples, fazer a limpeza da liteira regularmente, mesmo quando a areia utilizada for a cristalizada, que tem maior duração, é recomendável remover as fezes, uma vez que a urina é absorvida pelos cristais, mas as fezes não, ficando portanto, acumuladas.

Eliminação de Urina


 Seguindo ainda o mesmo raciocínio de local e quantidade, temos casos em que o gato urina na liteira normalmente e mesmo assim, em determinadas ocasiões, urina em outros lugares, em pequenas quantidades (borrifando), nestes casos a causa é Demarcação de Território, isso acontece por volta dos 5 a 6 meses de idade, quando o macho está atingindo sua maturidade sexual. Você pode notar marcas nas paredes com um ponto central e uma marca escorrida da parte central, bem como o cheiro característico de urina; O comportamento tende a aumentar quando há mais de um gato na residência e a solução do problema é a castração.



Gato demarcando território com urina

Nota: Outra causa que leva o gato a urinar em locais inapropriados é o estresse, especialmente quando o motivo é a ausência do dono, o que leva o animal à ansiedade. Se a causa do estresse não é a ausência do dono e sim agressão, por exemplo, o animal tende a urinar em objetos pessoais do agressor, ou até mesmo no próprio agressor, como forma de alerta.

RESUMINDO...

Abordamos apenas os casos em que o problema é simplesmente comportamental, ou seja, existem outras causas para distúrbios entéricos e urinários em gatos sobre os quais falaremos mais oportunamente. Nos casos em que falamos há pouco, é importante enfatizar que a higiene da caixa de areia é fundamental, bem como, sempre mantê-la no mesmo local e que este seja fresco, arejado e tranquilo. É importante também respeitar o momento em que seu gato está usando a caixa de areia, evitando falar com ele, tirá-lo do local ou mesmo pega-lo após o uso da liteira; Eles precisam se sentir à vontade, respeite, portanto, seu espaço.



Até a próxima.

4 comentários:

  1. meu gato nunca fez xixi nas minhas coisas quando a caixinha dele estava muito com odor ele orinava no chão ou fazia coco no chão mas só quando estava suja agora na maesma semana ele orinou na chuteira do meu filho e na minha bolsa

    ResponderExcluir
  2. É comum que os gatos façam suas necessidades fora da caixinha, se esta estiver suja, geralmente próximo dela. Independente se são filhotes ou adultos; Se seu gatinho tiver mais de 6 meses, provavelmente, o motivo dele ter urinado na bolsa e na chuteira é a demarcação de território. Se ele tiver ficado muito tempo sozinho em casa, pode ser outro motivo a se pensar, ou seja, ele urinou em locais específicos para chamar sua atenção.

    ResponderExcluir
  3. Minha gata que tem 4 anos, já urinou na mochila, no tenis e agora numa bolsa do meu namorado. A caixa de areia está sempre limpa. Fez isso num período de 1 ano. PORQUE????

    ResponderExcluir
  4. Vanessa,

    Em um ano muita coisa pode ter acontecido e como vimos na postagem não é só a liteira suja que leva o gato (a) a urinar/defecar em outros locais.

    É evidente que é para chamar a sua atenção, agora o motivo pode ser vários! Um deles é o estresse por passar muito tempo ou mesmo algum tempo sozinha, ou ciúme, ela conheceu seu namorado durante esse período?

    E a água e comida, estão sempre disponíveis..? As vezes, por causa do trabalho, estudos, passamos muitas horas ausentes e como eles comem em várias porções durante o dia, a comida e água acabam..e só quando você chega é que abastece novamente...

    Se for o ciúme, quando estiver com seu namorado, dê atenção a ela também, fale com ela, faça carinho, eles sentem falta de atenção, sendo assim, o problema é super fácil de ser resolvido!!!

    Tátilla

    ResponderExcluir